A idéia
de se trabalhar com o preconceito e o bullying de uma forma pró-ativa surgiu da
parceria com instituições americanas que já lidam com está prática há muito
tempo.
O sucesso já atingido pelo trabalho no Brasil permite o reconhecimento de
mudanças importantes de atitude em decorrência do aprendizado adquirido.
Drogas,
abuso do álcool, bulimia, fumo, bullying, cyber bullying, gangues, violência.
Estes são, na verdade, sintomas de um problema ainda maior: a solidão.
O programa ajuda os jovens a se conhecerem melhor e a criarem vínculos de
afetividade através de atividades que permitem mudanças realistas de suas
atitudes.
Os alunos
e educadores das escolas e universidades que participam do programa têm a
oportunidade única de poderem compartilhar de seus medos, fraquezas, histórias
de vida e sentimentos com amigos e colegas de uma forma aberta, honesta e
transparente que oportuniza a sensibilização do grupo e a extinção de
comportamentos violentos. O programa também pode ser desenvolvido em empresas.
Através
de vivências marcantes e interativas, o programa leva adolescentes e adultos a
uma exploração, cuidadosamente desenvolvida, sobre as formas como as pessoas se
separam umas das outras, mostrando ao mesmo tempo como interromper este
processo e começar a criar vínculos de afetividade e respeito em uma nova
escola.
Os
objetivos maiores do programa desenvolvido são: auxiliar no aumento da
auto-estima e valorização do ser humano; mudar a pressão negativa sofrida pelos
jovens em seus grupos para que estes se tornem um local de apoio e segurança;
eliminar o conformismo com a colocação de apelidos, bullying, cyber bullying e
todas as formas de violência, transformar o ambiente hostil em um local aonde
professores e alunos se sintam seguros e cidadãos de uma nova escola.
O bullying é um problema social, mas nas escolas é talvez onde mais acontece. temos que fazer algo contantemente, a afetividade deve sim ser trabalhada nas escolas dentre outras coisas...
ResponderExcluirMuito bom seu trabalho, postando temas como esse.
Marcos A. silva.