Embora seja uma data história, o 15 de novembro é pouco lembrado por boa parte da população. O jornal O DIA foi às ruas para saber se as pessoas conhecem a data e qual a sua importância para o país. Algumas delas responderam prontamente, enquanto outras chegaram a confundir a data com a Independência do Brasil. Esta é comemorada no dia sete de setembro.
A República Velha passou por duas fases características: a República da Espada e a República Oligárquica. A primeira república durou de 1889 até 1894. Os governantes eram militares – Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto. Manifestações se davam pelo Brasil inteiro, foi um período conturbado.
A República da Espada é considerada como regime ditatorial. Na época, o governo censurou o Jornal do Brasil, pois eles apoiavam a regência de D. Pedro II. Apesar das tentativas de ganhar parte da população, não era possível agradar a todos. Por isso, diversas revoltas como: a Revolução Federalista, no Rio Grande do Sul; a Primeira e a Segunda Revolta Armada; e a Revolta dos 13 Generais.
O presidente Floriano conseguiu contornar e sair vitorioso de algumas delas. Porém, em 1894, último ano de seu mandato, assumiu o cafeicultor Prudente de Morais. O poder da elite brasileira foi superior ao militar e elegeu seu candidato. Aliança entre os barões paulistas e mineiros deu início a nova fase republicana do Brasil: a República Oligárquica.
Nesse sistema, que foi a última fase da República Velha, o poder político estava nas mãos dos barões do café, paulistas e mineiros. Foi a gênese da política café com leite; ao contrário do que se pensa, São Paulo e Minas Gerais não alternavam no poder. Pelo contrário, governavam juntos. Os paulistas eram os maiores produtores de café e os mineiros, do leite e segundo de café.
Houve o declínio da República Velha na década de 1930. O atual presidente era Washington Luís, que seria sucedido pelo paulista Júlio Prestes. Na concorrência ao cargo mor da República dos Estados Unidos do Brasil, disputava Getúlio Dorneles Vargas, que mantinha o apoio de apenas três estados: Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul.
No dia 24 de outubro de 1930, um grupo de militares depuseram o presidente Washington Luís e formaram uma Junta Militar Provisória, em que deram a presidência para Vargas. Assim, houve o fim da República Velha.
Getúlio governou o Brasil por 15 anos e se caracterizou por estabelecer mudanças, tanto no campo político, quanto no social: época nomeada de “Era Vargas”. Aconteceram reformas na constituição federal, criação de empresas estatais, sindicatos, etc. Vargas praticava a política populista, em que recebia apoio do povo para seus projetos.
A nova fase da República, a populista, contou com os presidentes Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart. O Brasil novamente, depois desse período, foi tomado pelo poder militar: tempo conhecido como Ditadura Militar do Brasil.
A Ditadura iniciou-se em 31 de março de 1964, por meio de um golpe militar. Perdurou até o ano de 1985, quando Tancredo Neves, civil, foi eleito Presidente da República. O tempo de permanência do poder militar durou mais de 20 anos. O primeiro presidente desse governo foi o Marechal Castelo Branco.
Os Atos Institucionais marcaram o governo militar, uma vez que suspenderam a constituição, bem como acabaram com o direito à liberdade, locomoção e outros. As pessoas poderiam ser presas com o status de suspeito, sem haver cometido crime algum. Sem contar as torturas contra os cidadãos. Além disso, houve a dissolução do Congresso Nacional.
E a última fase da política presidencialista, no Brasil, foi chamada de Nova República. Ela veio com a posse de José Sarney à presidência, que era vice de Tancredo Neves. A nova geração da democracia brasileira é composta por Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff a nossa atual Presidente.
Ola minha amiga, tudo bem? como está sendo a semana?
ResponderExcluirAdorei o texto e nos faz lembrar muita história estudada em sala de aula ne?
Bjus e ótimo feriado
Olá Clau! Verdade minha querida, estudamos isto nas séries iniciais, mas é sempre bom lembrar um pouco da História do Brasil. Obrigada pela visita, volte sempre!! Bjuss
Excluir