Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa especial, que gerou em nós um sentimento intenso, e que nos fez companhia por algum tempo; e fomos assim felizes.
Sofremos por quê?
Porque esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido juntos e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não o fizemos, por todos os beijos cancelados, pela eternidade interrompida.
Sofremos, não porque nosso trabalho é desgastante, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.
Sofremos, não porque as pessoas são impacientes conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a elas nossas mais profundas angústias, se elas estivessem interessadas em nos compreender.
Sofremos, não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.
Sofremos, não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim, que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso: se iludindo menos e vivendo mais.
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, fugindo do sofrimento perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.
Viver não dói. O que dói é a vida que não se vive.
Boa noite amiga !
ResponderExcluirVinicius de Morais amou em toda sua plenitude,por isso que escreve sempre em forma de amor ...
bjsssssss
Verdade Severa, ele é maravilhoso! Obrigada pela visita. Bjus
ExcluirLourdes querida sua postagem é linda e perfeita. Belo texto. A Carlos Drummond é show. Bjus
ResponderExcluir=> Gritos da alma
=> Meus contos
=> Só quadras
Oi Nádia! Obrigada pela visita, volte sempre. Bjus
ExcluirExato! Sofremos porque nos apegamos. Lindo texto. Bom dia, Lourdes!
ResponderExcluirObrigada Ana! Volte sempre. Bjus
ExcluirOiii Lourdes, amei o texto, não conhecia, e é assim mesmo como ele fala, sofro não pela angustia mas pelo outro que não quer ouvir, não pelo que vivi mas pelo que sonhei viver e por ai vai, adorei!!! levando o link p não esquecer! Bjoooss
ResponderExcluirQue bom Keellen, obrigada por está aqui. Bjuss
ExcluirOi Lourdes! O texto é primoroso e pleno de verdades. O sofrimento é mesmo uma opção, assim como a ofensa, a mágoa, a raiva e o desejo de vingança. Se escolhermos esses sentimentos é porque não os superamos, não temos forças suficientes para promover uma revolução em nós mesmos. A felicidade, o amor, a gentileza, o prazer de ter e cultivar amizades, saber mais e desejar o bem sempre e outras atitudes parecidas também são opcionais. Mas cada um que faça as escolhas que desejar, porém, que não desconte em ninguém suas frustrações, não é?
ResponderExcluirUm grande abraço e tenha bons dias!
Obrigada Augusto pela visita e o comentário que valoriza muito a postagem. Volte sempre. Abraços
ExcluirAmiga
ResponderExcluirtudo de bom neste dia ,bjs
Obrigada Lúcia, volte sempre. Bjuss
ExcluirMinha querida Alice, não se preocupe, volte quando for possivel. obrigada pelo lindo comentário. Bjus fica na paz de Deus.
ResponderExcluir