O Brasil produz aproximadamente 800.000 toneladas de embalagens de vidro anualmente e 27,6% (220,8 mil toneladas) desse total correspondem as embalagens de vidro recicladas. Deste montante, 5% é gerado por engarrafadores de bebidas, 10% por sucateiros, 0,6% oriundo de coletas promovidas pelas vidrarias e 12% provém de refugos de vidro gerados nas fábricas. Dos outros 72,4%, parte é descartada, parte é reutilizada domesticamente e parte é retornável.
O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum, podendo passar pelo processo de reciclagem várias vezes, sem perder suas características e qualidades. Estima-se que mais de 40% das embalagens de vidro produzidas no Brasil são de material reciclado e a expectativa é que este número aumente.
Importância
A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o vidro é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.
Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de vidro é a separação e coleta seletiva do vidro. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de vidro.
Separação no processo de reciclagem
Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro é sua separação por cores (âmbar, verde, translúcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc). Esta separação é de extrema importância para a fabricação de novos objetos de vidro, pois garante suas características e qualidades.
- Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
- Potes de alimentos
- Cacos de vidros
- Frascos de remédios
- Frascos de perfumes
- Vidros planos e lisos
- Pára-brisas
- Vidros de janelas
- Pratos, tigelas e copos (desde que não sejam de acrílico, cerâmica ou porcelana)
http://www.brasilescola.com/quimica/reciclagem-vidro.htm
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/01/como-reciclar-garrafas-de-vidro-em-lindos-vasos/
Muito bacana teu cantinnho Profª Lourdes. Será um prazer acompanhar teu trabalho!!!
ResponderExcluirUm abraço!
E vamos multiplicar!!
Obrigada minha querida, que bom que estais seguindo, volte sempre um forte abraço. Bjuss
ExcluirOla agora vou deixar o convitinho pra vc visitar meu blog e participar do sorteio. bjss
ResponderExcluirhttp://dettynha-trocando-ideias.blogspot.com.br/2012/09/sorteio-by-dettynha.html
OLá Lurdes ...
ResponderExcluirTeu cantinho é muito bacana e percebi que temos o mesmo gosto em comumm usamos o mesmo modelo .
Realmente o que você menciona sobre leitura é importante , eu amo ler e amo comprar livros para os meus filhos também incentiva-los a leitura é muito importante e as atividades manuais tambem.
Gostei da tua página .
Quando tiver um tempinho me visite será uma alegria recebe-la.
Um forte abraço
Deus abençõe
Clarina