A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana.
Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos daí a importância do trabalho com este eixo e desde que se estuda a história da humanidade, tem-se observado que a música sempre fez parte da vida do homem. Em qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram juntos. Podemos suprir que no principio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens, a água dos rios, o estalar dos galhos, o canto dos pássaros e tantos outros não só com a intenção de imitá-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia.
O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a Educação Infantil é a base e esse período deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado.
• Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
• Cantar musicas diversas;
• Reconhecer sons graves e agudos;
• Explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais e outros;
• Reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos pés, instrumentos musicais e melodias;
• Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas desenvolvidos e outras canções folclóricas e populares;
• Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados.
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e sequência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.
Ouvir musica, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos são atividades que despertam e estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical.
Daí deve ser produzida, apreciada e refletida pelas crianças.
Vale lembrar que a produção deve estar centrada na experimentação e na imitação, tendo como produto a interpretação e a improvisação.
Este eixo não deve ficar isolado das outras áreas mais integrado, visto o contato estreito e direto com as demais linguagens (movimento, expressão corporal, artes visuais...)
O que deve ser explorado nas atividades com musica:
Sons graves/ agudos: voz fininha e voz grossona
Sons fortes/ fracos: altura
Sons curtos/ longos: duração
Anão e o gigante:
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante pisa forte/ anão pisa Le vinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Porque gigante é grande/ anão é miudinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante anda lento/ anão vai ligeirinho
Belo trabalho, estou muito feliz !!!
ResponderExcluirPessoas inteligentes,preocupadas com nossos pequenos não podem ficar no anonimato. Parabéns!!!
Sucessoooooooo!!!
Obrigada a você que participa cpmentando, fico feliz que gostou. Volte sempre esse cantinho é nosso.Abraçoss
Excluirestou feliz em saber que ainda existem professores que se preocupam em educar além da simples alfabetização com letras, claro que é necessário, mais hoje estamos em pleno século XXI, quanto mais os dias mudam também é preciso mudar as táticas de ensino é preciso rebolar em uma sala de aula pra tornar o repasse dos conteúdo bem mais divertido. eu sou músico e as minha s aulas quase a maioria delas são através da musica, tanto músicas infantis, como outras, como evángélica e outras mais, e estou tendo bastante resultado isto prova que a aprendizagem se dá de varios ângulos do contidiano.
ResponderExcluirObrigada Elivaldo pela visita e por deixar um comentário que é mesmo uma avaliação cheia de elogios. Volte sempre, parabéns pra você que também procura inovar e valorisa a sua profissão. Volte sempre
Excluirolá!! sou jeferson de lima professor de cavaco e violão meu sonho é fazer projetos de musicas em escolas sou professor de musica do CAT recreio (terrerão) estou aguardando propóstas. contato 021 86613261 obrigado!!
ResponderExcluirEU sou professora do ensino infantil amo amusica adorei........ moro nacidade de camocim- ce e ensino na escola joao pascaol de melo Lu
ResponderExcluirhttp://www.marceloeducarcantando.blogspot.com.br/
ResponderExcluirMeu nome é Marcelo e estou pesquisando a musica infantil na formação do caráter da criança. A mídia está despejando no terreno da mente infantil um vendaval de imundícias que influenciará muito no futuro cidadão. A escola precisa de se inteirar nesta área e compreender os benefícios da música na formação ética, cultural e moral da criança. Sou compositor e lancei um CD com duas adaptações além de dezoito canções de minha autoria. Fiz uma adaptação do poema passarinho, passarinho com uma melodia lindíssima que vale conferir. Todas as canções do CD CAIXA DE BRINQUEDO trabalha as boas maneiras. Confira no blog http://www.marceloeducarcantando.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOlá professora me chamo ANALU e estou terminando a faculdade de pedagogia adorei seu projeto.para meu tcc escolhi música e literatura na educação infantil será que nao vou me confundir muito com os dois temas?
ResponderExcluirAdorei este seu trabalho contribuiu muito para minha monografia parabéns
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirParabéns seu trabalho é maravilhoso!
ResponderExcluirotimo trabalho professora, maravilhoso ensinar as crianças atraves da musica!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho muito interessante e objetivo, além de ajudar bastante para quem precisa de uma orientação sobre como trabalhar a música.
ResponderExcluir