Reflitam...
É uma avó que conta que, certo dia, sua filha lhe telefonou do Pronto-socorro. Sua neta, Robin, de apenas seis anos, tinha caído de um brinquedo, no pátio da escola, e havia ferido gravemente a boca.
A avó foi buscar as irmãs de Robin na escola e passou uma tarde agitada e muito tensa, cuidando das crianças, enquanto aguardava que a filha retornasse com a menina machucada.
Quando finalmente chegaram, as irmãs menores de Robin correram para os braços da mãe. Robin entrou silenciosa na casa e foi se sentar na grande poltrona da sala de estar.
O médico havia suturado a boca da menina com oito pontos internos e seis externos. O rosto estava inchado, a fisionomia estava modificada e os fios dos cabelos compridos estavam grudados com sangue seco.
A garotinha parecia frágil e desamparada. A avó se aproximou dela com o máximo cuidado. Conhecia a neta, sempre tímida e reservada.
"Você deseja alguma coisa, querida?", perguntou.
Os olhos da menina fitaram a avó firmemente e ela respondeu:
"Quero um abraço."
* * *
À semelhança da garotinha machucada, muitas vezes desejamos que alguém nos tome nos braços e nos aninhe, de forma protetora.
Quando o coração está dilacerado pela injustiça, quando a alma está cheia de curativos para disfarçar as lesões afetivas, gostaríamos que alguém nos confortasse.
Quando dispomos de amores por perto, é natural que os busquemos e peçamos: "Abrace-me. Escute-me. Dê-me um pouco de carinho. Um chá de ternura."
Contudo, quando somos nós que sempre devemos confortar os outros, mais frágeis que nós mesmos, ou quando vivemos sós, não temos a quem pedir tal recurso salutar.
Então, quando estivermos ansiosos por um abraço consolador nos nossos momentos de cansaço, de angústia e de confusão, pensemos em quem é o responsável maior por nós.
Quando não tivermos um amigo a quem telefonar para conversar, conversemos com Nosso Pai. Sirvamo-nos dos recursos extraordinários da oração e digamos tudo o que Ele, como Onisciente, já sabe, mas que nós desejamos contar para desabafar, aliviar a tensão interna.
Falemos das nossas incertezas e dos nossos dissabores, sobre as nossas decepções e nossos desacertos e nos permitamos sentir o envolvimento do Seu abraço de Pai amoroso e bom.
Não importa como o chamemos: Pai, Deus, Criador, Divindade. O importante é que abramos a nossa intimidade e nos permitamos ser acarinhados por Ele.
Ele sempre está pronto para abraçar Seus filhos, sem impor condições.
E se descobrirmos que faz muito tempo que não sentimos esse abraço Divino, tenhamos a certeza de que faz muito tempo que não o pedimos.
* * *
Victor Hugo, poeta e romancista francês, escreveu um dia: "Tenha coragem para lidar com as grandes tristezas da vida. E paciência para lidar com as pequenas.
E, depois de ter cumprido laboriosamente sua tarefa diária, vá dormir em paz.
Deus continua acordado."
Pensemos nisso. Deus está sempre acordado, e velando por nós.
Equipe de Redação do Momento Espírita com base no cap. Consolador, de autoria de Joni Eareckson Tada, do livro Histórias para o coração da mulher, de Alice Gray, ed. United Press.
Um abraço vale mais que mil palavras. Olá minha amiga Lourdes hoje venho te fazer um convite - é um convite spam *risos*, mas como ainda tenho tantas casinhas a visitar não poderia deixar de ser diferente... Estou te convidando para participar das Bodas de Flores e Frutas da Ilha e minhas Bodas de Cristal nas ondas, posso contar com tua presença né? Beijos no coração, Luz e Paz!
ResponderExcluirQue lindo escrita sobre o abraço. Particularmente, procuro abraçar todas as pessoas que gosto, todos os dias. Um abraço é acolhedor, e sempre bem vindo.
ResponderExcluirParabéns,.
Fique na paz,
Dan
http://gagopoetico.blogspot.com.br/
Olá amiga! Um abraço faz muita diferença. Dá-nos segurança, força, coragem e muita fé no abraço de Deus.
ResponderExcluirFique com Deus e tenha um final de semana abençoado.
Um grande abraço.
Valdete Cantu.
Bonito tema sobre abraço!
ResponderExcluirAbraço carinhoso para você.
Bom fim de-semana
abraço é tudo de bom amiga, deixo um pra você e te desejo um super final de semana bjs!
ResponderExcluir
ResponderExcluirQuerida amiga e poetisa Lourdes !!!!!!
Passando por aqui para deixar o meu
Abraço e carinho, ao mesmo tempo,
Deleitar-me com a beleza de seu Blogue
E conteúdos, como também, desejar-lhe
Um fim de semana maravilhoso, com
Muita Paz, Luz, Amor e felicidade em
Seu coração!
Gostei da pequena história. Muito linda e
comovente.
Beijos de luz !!!!!!!!
POETA CIGANO – 25/01/2014
http://carlosrimolo.blogspot.com
“Poesias do Poeta Cigano”
Obs: Estava com saudades, querida amiga. Perdoa-me a ausência.
Lourdes, senti-me abraçada por esses escritos, receba meu abraço também! Assim como no texto da garotinha, em momentos de dor é do que mais precisamos.
ResponderExcluir