MEUS SEGUIDORES

quinta-feira, 19 de junho de 2014

CORPUS CHRISTI, AFESTA DA EUCARISTIA





O Dia de Corpus Christi está sendo lembrado nesta quinta-feira pelos católicos em todo o mundo. A data religiosa foi instituída pelo papa Urbano IV já 750 anos para celebrar a presença de Jesus na hóstia e no vinho consagrados.



Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus).
A seguir, veja como iniciou-se esta comemoração:

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de "contemplar" as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais "verem" a hóstia do que para participarem efetivamente da Eucaristia
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o Cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Juliana nasceu em Liège em 1192 e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17 anos, em 1209, começou a ter ‘visões’,
(que retratavam um disco lunar dentro do qual havia uma parte escura. Isto foi interpretado como sendo uma ausência de uma festa eucarística no calendário litúrgico  para agradecer o sacramento da Eucaristia). Com 38 anos, em 1230, confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que 31 anos depois, por três anos, será o Papa Urbano IV (1261-1264), e tornará mundial a Festa de Corpus Christi, pouco antes de morrer.
A Fête Dieu’ começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, 6 anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com 66 anos. Santa Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.
O ofício divino, seus hinos, a seqüência ‘Lauda Sion Salvatorem’ são de Santo Tomás de Aquino (1223-1274), que estudou em Colônia com Santo Alberto Magno. Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
O Concílio de Trento (1545-1563), por causa dos protestantes, da Reforma de Lutero, dos que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia, fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística pelas ruas da cidade, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.
Em 1983, o novo Código de Direito Canônico – cânon 944 – mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.


Os dados históricos foram colhidos em sites Católicos, facilmente encontráveis na rede
                                                           

 Elias R. de Oliveira

2 comentários:

  1. Olá minha querida!
    Amei saber sobre a data, obrigada por compartilhar!

    Bjs, fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  2. Importante se faz ressaltar que, aquela multidão que recepcionou Jesus na entrada triunfal em Jerusalém relatado em Lucas 19:29-31, foi a mesma que gritava "crucifica-o" em Lucas 23:21. Em João 4:21-24 está escrito: "Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" portanto, não adianta preparar um caminho para a entrada do Rei como descrito em Lucas 19, é preciso preparar o terreno do coração ou seja, é preciso que cada pessoa se arrependa dos seus pecados e abandonem os maus caminhos de forma a receber no seu Eu interior a pessoa do Cristo vivo como único e suficiente salvador. Em João 14:6, "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim", através desse verso, conclui-se que o caminho já está preparado sendo assim, não há necessidade de enfeitar ruas para a chegada do Salvador, mesmo porque, quando o Senhor retornar à terra para resgatar Sua igreja, ele virá em corpo glorificado ou seja, um corpo espiritual e só subirá quem aceitou-o e recebeu-o como Senhor de suas vidas. Logo verifica-se também que a verdadeira Eucaristia relatada em I Coríntios 11:23-26 se dá pela reconciliação pessoal e individual entre o ser humano e Deus através da aceitação do senhorio de Cristo de todo o coração, desse modo, todo aquele que reconciliou-se com Deus reconhecendo o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, terá parte com Seu corpo e sangue vivos já que Ele está vivo porque ressuscitou no 3º dia. Segundo a bíblia somente a verdade liberta o homem de todo tipo de idolatria e fanatismo religioso ensinado pelas religiões que se dizem cristãs, portanto aceite Jesus como teu Salvador, leia a bíblia e ore diariamente dessa maneira será batizado no Espírito Santo e entenderá todos os mistérios do Reino de Deus além de receber a vida eterna para teu corpo, alma e principalmente para teu espírito ou Eu interior !!!

    ResponderExcluir

Muitas vezes, a correria de nossas vidas nos impede de dar atenção ao que realmente vale a pena. Agradecer é uma das coisas que acabam ficando esquecidas nesta correria do dia-a-dia.
Pode ser por um simples gesto ou por uma grande atitude, mas o agradecimento nunca deve ser esquecido. Obrigada pela atenção e carinho e por ter vindo até aqui comentar minha postagem. Saiba que é importantíssimo para a valorização do que escrevemos.
Siga meus blogs, será um prazer lhe ter como seguidor (a)

Abraços, Profª Lourdes Duarte

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/